Home » Noticias » Artigos de Opinião » Treino de reforço positivo para que o seu cão aprenda de forma satisfatória

Treino de reforço positivo para que o seu cão aprenda de forma satisfatória

Existem várias técnicas de treino de reforço positivo que ajudam o seu cão a ser mais obediente e a aprender de uma forma satisfatória.

 

treino de reforço positivo

Odin e Puma, para adoção responsável na UPPA, com o voluntário João Sousa.

Ensinar o seu cão, pode parecer-lhe uma tarefa impossível, quando não sabe as técnicas corretas, mas o treino de reforço positivo com a ajuda de um treinador, e depois a prática em casa, levará o seu cão a ter uma aprendizagem construída na base da confiança e respeito mútuos, necessários para que não seja colocada em causa a relação entre o cão e o tutor e, para que ele obedeça aos seus comandos.

Deixamos aqui 3 técnicas de treino de reforço positivo

A mais fácil e simples é o “luring”, uma técnica que consiste na utilização de “guloseimas” muito apetecíveis e saborosas como ração, biscoitos, salsichas de aves ou mesmo através de carícias e palavras de afeto de forma a levá-lo a fazer o que pretendemos. Se por exemplo, quer que o seu cão aprenda a sentar, quando o faz, é recompensado com comida por ter obedecido ao comando “senta”. Pode também ser utilizada para convencer o seu cão a segui-lo, para não apanhar algo indesejado do chão ou não se focar noutros cães, colocando o biscoito ou um pouco de salsicha de aves diretamente à frente do nariz do seu cão para que se foque na comida e não na situação “indesejada”.

A segunda técnica de treino de reforço positivo é a brincadeira. Para muitos cães é uma recompensa bastante tentadora. Uma bola, um brinquedo que faça barulho, um disco, o que leve o seu cão a focar toda a sua atenção em si e o leve a seguir as suas ordens. Caso pretenda que se sente, dar a ordem de sentar e só mandar o disco ou a bola, quando obedecer. Os brinquedos ou as brincadeiras são também excelentes para terminar sessões de treino. O seu cão vai associar o treino a algo bom, a algo que lhe dá prazer.

Por fim, o “clicker”, uma ferramenta mais avançada para treino de reforço positivo, onde através de um pequeno instrumento pressionado pelo tutor no momento da ação bem executada pelo seu fiel amigo de 4 patas e pressionado faz um clique e melhora assim a atenção e perceção do seu cão. Quando o treino não está numa fase inicial, o “clicker” é uma excelente ferramenta para capturar certos comportamentos do seu cão.

Com o treino de reforço positivo e ao contrário de outras técnicas, o seu cão entende todo o processo de uma forma mais divertida e aprenderá a comportar-se como quer, de forma mais relaxada e muito satisfatória, sentindo-se útil e feliz por lhe agradar. Para além de ganhar mais auto-confiança e se tornar mais sociável.
Obviamente, este tipo de treino também exige tempo, paciência e repetição no reforço da ordem para o seu cão entender que está a fazer bem e é recompensado por fazer bem.

Sugerimos sempre que, consulte um treinador profissional, uma vez que cada cão pode ter um diferente nível de aprendizagem e, saltar etapas, pode ser prejudicial para o seu fiel amigo de 4 patas. Assim como dar a recompensa tarde de mais ou cedo de mais, pode levar a que o cão não relacione a ordem com o prémio (guloseima, brincadeira, clique). Não inicie nem procure soluções na internet, consulte sempre um treinador.

Leave a Comment